sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

186 PERSONAS GRATAS






PERSONAS GRATAS!


Vários meses de Janeiro já se passaram desde que aqueles heróis do volante, procedentes, via de regra, da longínqua cidade de Campína Grande na Paraíba, alguns dos quais com o aval e a valiosa recomendação do Senhor Auto Pimentel, genro do honroso comerciante português Antônio Ferreira (Seu Ferreira), chegaram em Várzea-Alegre com a missão de assumir cargos da mais rara e alta responsabilidade de motorista de caminhão. Ora, na década de quarenta não havia quase caminhões na cidade, cujos proprietários fossem dali e muito menos ou nenhum motorista habilitado e já o transporte de lã de algodão exigia com urgência os tais veículos, proprietários e profissionais.
Neste tempo, carece enaltecer a existência de um caminhão da marca “INTERNACIONAL”, cor vermelha de propriedade de ZÉ Felipe, homem nacionalmente conhecido pelas sus piadas famosas. Seu motorista era João Pereira, famoso precursor dessa casta famosa. Zé Felipe colocou uma buzina no caminhão que era de chamar a atenção por onde passava.
Em certa ocasião, foi ele multado em Cajazeiras-PB, por ter feito uso da referida buzina nas proximidades de um Hospital. Ao pagar a infração, disse ao cidadão: pode ficar com o troco, porquanto, na volta vou proceder da mesma forma, tenho certeza.
Havia quatro usinas de beneficiamento de algodão em pleno funcionamento a saber:  USINA SANTO ANTONIO  de Antonio Correia na Praça Santo Antonio; USINA PRIMO de Vicente Primo de Morais  junto à Betânia na  entrada da cidade; USINA DINIZ de Josué Alves Diniz, que ao lado da bodega de ZE BITU marcava o início da Rua Major Joaquim Alves e por fim a USINA PIMPIM  de propriedade de Dirceu de Carvalho Pimpim situada à Rua dos Perus.
Nosso propósito, neste momento, é lembrar alguns nomes famosos de motoristas profissionais renomadas, sem outro objetivo que mais se firmaram em  Várzea-Alegre  na prestação de serviços de transportes a exemplo de ZÉ ANTONIO, na Usina Primo por longo tempo e que terminou se casando com uma jovem da família de Zezinho de Matias da Vazante. Era um cidadão de bem, muito conceituado e respeitado por todos. Todavia, trouxe lá de sua terra um irmão que não se deu muito bem, chamava-se Cícero Antonio que dirigia o caminhão que virou nas proximidades da cidade de Russas causando a morte de seus dois proprietários Antonio Bezerra e Manoel Morais.
Joaquim Ferreira trabalhou na Usina Diniz, também por vários anos no transporte de algodão para Campina Grande, ao lado de outros profissionais. Casou-se com Terezinha Cassundé com quem teve três filhos homens e um mulher
Severino Dedão, chamava a atenção pelo seu vozeirão forte, com sotaque acentuadamente paraibano e por não limitar qualquer conveniência naquilo que dizia. O seu carro era um GMC que comia fogo em suas mãos, porquanto, apesar das estradas ruins, corria como louco. Complementava os serviços dos já citados companheiros e não tinha hora marcada para sair e nem para chegar.
Chico de Seu Auto ou Chico de Seu Chagas Bezerra, também oriundo daquelas pragas paraibanas, um homem sério e sisudo quase não dizia uma só palavra no percurso Várzea- Alegre X Campina Grande, ao lado de Seu Chagas quando no transporte de algodão o “ouro branco”
 como era conhecido antes da lamentável fase do bicudo, praga  arrasadora que veio destruir aquela fonte de  riqueza agrícola em nossa região.
Seu Pedro foi um dos últimos provenientes da mesma região, serviu também na Usina Primo, adquirida que foi pelo Senhor Edson Castro e repassada para uma organização industrial pertencente ao Grupo Roldão Mangueira, representado pelo Senhor Abel que teve morte lamentável, vítima de pistoleiros ali mesmo contratados, por questões desconhecidas.
Um outro profissional do volante, igualmente estimado que conquistou popularidade na cidade, foi o não menos paraibano Zé Avelino que esposou a conterrânea ilustre e muito querida Domicília.
Como disse no início deste escrito, meu propósito foi lembrar aqueles simpáticos profissionais do volante, que prestaram a nossa querida cidade relevantes serviços naquela época distante. Alguns deles  deixaram família constituída e bem relacionada para nosso orgulho posso assegurar.


 Historias como esta me deixam feliz e bem que arrancam do fundo do coração enormes saudades que pretendo dividi-las com meus contemporâneos. Se algum erro cometi peço desculpas, o tempo transcorrido nos deixa por vezes em dúvida. Um abraço aos meus amigos e a certeza de que muitos ainda estão lembrados e sentem comigo as mesmas saudades. O passado ficou, mas a vida continua!
Um honroso até breve, se DEUS quiser!

João Bitu







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